segunda-feira, 12 de julho de 2010

Saúde de Goiás cumpre demanda do Distrito Federal

Saúde de Goiás cumpre demanda do Distrito Federal
Pela segunda vez, a rede pública de saúde de Goiás é acionada pela Defensoria Pública do Distrito Federal para dar assistência a um paciente adulto portador de hemangioma - doença que acomete os vasos sanguíneos e pode resultar em deformações. O paciente, um eletricista de 26 anos, que tem a doença na mão esquerda e está incapacitado para o trabalho, foi encaminhado ao Hospital Materno Infantil . Embora a unidade da Secretaria de Saúde seja exclusiva para atendimento de crianças, o rapaz terá seu grau de comprometimento avaliado pela equipe do hospital. Segunda-feira, dia 19, ele estará em Goiânia para nova consulta.

Segundo o especialista Zacharias Calil, o tratamento deve ser feito precocemente para evitar o agravamento do quadro e futuras deformações. Calil esclarece que, além do Materno Infantil, em Goiânia, o tratamento só é feito em São Paulo, no Hospital A.C. Camargo, e apenas os dois locais atendem usuários do SUS. Daí, explica , “o fato de sermos acionados para atender pacientes que recorrem à Justiça do Distrito Federal”.

Alta complexidade
Ainda de acordo com o médico, o paciente relatou que desde os 9 anos tenta ser tratado e nunca conseguiu. Agora, o caso será avaliado em Goiânia mas Calil está convencido de que uma intervenção pode proporcionar ao rapaz melhor qualidade de vida. Zacharias diz que tratamentos como esse costumam ser recusados até por planos de saúde, por serem de alta complexidade e exigirem, por exemplo, uma equipe altamente especializada. “Em Goiás, temos um time de colaboradores que desenvolve esse trabalho com espírito altruísta. Sem esses profissionais, não poderíamos fazer nada”, afirma.
Mais informações: 3201-3784

Nenhum comentário:

Postar um comentário